Como elaborar um bom currículo

Aqui na Academia de Profissões temos muitas dicas de como elaborar um currículo!

Na hora de procurar um emprego você não sabe como elaborar um currículo atraente?

Não se preocupe! Ao final desta leitura você terá em suas mãos as informações necessárias para revisar o seu cartão de visitas.

Sim, o currículo é o nosso cartão de visitas.

Imagine-se um recrutador. Sim, é importante entendermos como é feito o trabalho dos profissionais de recrutamento e seleção, que tem a árdua tarefa de encontrar o profissional mais adequado para ocupar uma vaga de trabalho.

Nesta tarefa ele recebe centenas, talvez milhares de currículos e, certamente, um número reduzido de vagas para preencher. Como ele faz para encontrar as pessoas?

Primeiramente, ele fará uma leitura rápida de triagem, que pode levar cinco segundos.

Ele busca por palavras-chave que demonstrem que o candidato tem experiência nas habilidades que a vaga exige.

Se você está em busca do primeiro emprego, confira nossas dicas clicando aqui.

Sabendo disso, como você espera chamar a atenção do recrutador?

10 DICAS DE OURO

Listamos abaixo as 10 dicas de Ouro para elaborar um bom currículo

Identifique-se e informe seus contatos no primeiro parágrafo: Nome Completo, Idade, Endereço Completo, Telefones, E-mail, Link para LinkedIn

Objetivo: Talvez esse seja o parágrafo mais importante. Na leitura deste parágrafo deve ser informado bem direto para o recrutador que você tem o perfil da vaga.

Qualificações: Este parágrafo complementa o segundo. Aqui recrutador vai encontrar as habilidades que farão de você a pessoa certa para a vaga.

Experiência Profissional: Aqui você comprova como conseguiu adquirir as habilidades para a vaga. Fale da história profissional que o trouxe até aquele momento. Deve informar o nome da empresa/cargo/ano de entrada/ano de saída. Caso seja o primeiro emprego, não precisa deste parágrafo.

Formação Acadêmica: Neste parágrafo você declara quais os locais em que estudou, do mais recente para o mais antigo.

Organização: Procure utilizar somente uma página, escolha uma fonte tamanho 12 ou 14, com espaçamento simples.

Formato: Preferencialmente entregue seu currículo em formato PDF. Desta forma é mais leve para carregar e as chances de dar certo na hora de imprimir são maiores.

Erros de Português: Nunca, jamais entregue um currículo com erros de português, solicite revisão de alguém se necessário.

Verdade: Todas as informações mencionadas no currículo precisam ser verdadeiras e, se possível, comprovadas (certificados, contatos, carteira de trabalho).

Evite informações desnecessárias: Incluir foto, documentação pessoal, nomes dos pais, pretensão salarial, título “Curriculum Vittae” são informações desnecessárias ou podem não ser úteis nesta primeira etapa.

Pronto! Agora você tem a chance de mudar sua vida profissional.

Dedique bastante tempo nesta tarefa. Será um investimento.

Em breve vamos lançar os modelos de currículo de cada profissão.

Boa sorte no seu futuro trabalho.

YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Entre em contato pelo WhatsApp!