ESCRITORES DA LIBERDADE

Aqui na Academia de Profissões o aprendizado não pára. Hoje trazemos um filme mais antigo, de 2007, mas com uma mensagem muito atual: Escritores da Liberdade.

Neste filme baseado em fatos reais, uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.

“A tarefa da educação é justamente a de apresentar o mundo as gerações do presente, tentando fazê-las conscientes de que comparecem a um mundo que é o lar comum de múltiplas gerações humanas. Ao conscientizá-los do mundo a que vieram, estas deverão compreender a importância de sua relação e ligação com as outras gerações, passadas e vindouras. Tal relação se dará, primeiro, no sentido de preservar o tesouro das gerações passadas, isto é, no sentido de a geração do presente tomar o cuidado de trazer a esse mundo sua novidade sem que isso implique a alteração, até o irreconhecimento, do próprio mundo, da construção coletiva do passado.”

Erin Gruwell no filme Escritores da Liberdade
2007

Assista o trailler do filme e veja como a educação pode inspirar a juventude a mudar os cenários de violência.

Ficou interessado na história? Sabia que ela foi inspirada na experiência de Erin Gruwell, clique aqui e veja o que ela criou a partir desta experiência incrível.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *