Malala, a menina que queria ir para a escola

Livro Malala, a menina que queria ir para a escola
Livro Malala, a menina que queria ir para a escola

Malala, a menina que queria ir para a escola é um livro escrito pela jornalista Adriana Carranca e conta a história da paquistanesa Malala Yousafzai.

O livro apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.

Malala Yousafzai nasceu na pequena cidade de Mingora, no Paquistão, no dia 12 de julho de 1997. Ela cresceu vendo sua cidade ser controlada por um grupo extremista chamado Talibã.

Impondo muitas regras, o grupo proibia a música e a dança, não queria as mulheres nas ruas e determinaram que somente os meninos poderiam estudar.

Desde pequena, Malala foi ensinada a defender aquilo em que acreditava e lutou pelo direito de continuar estudando. 

Aos 15 anos, a jovem foi baleada na cabeça pelo grupo rebelde talibã Tehrik-e-Niswan, que acredita que as mulheres, desde cedo, devem aprender a ser exímias donas de casa.

Mas Malala não aceitou esse destino e decidiu estudar muito. Ela desafiou o sistema de seu país e, por meio da internet, usou um pseudônimo e espalhou suas palavras de esperança pelo mundo.

Uma criança, um professor, um livro e um lápis podem mudar o mundo.

2013 – Malala Yousafzai no discurso da ONU

Assista um resumo da vida de Malala no episódio de Mulheres Extraordinárias, exibido pela Globo.

Nós recomendamos a leitura do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola” de Adriana Carranca de 2015, Editora Companhia das Letrinhas.

Gostou da indicação? Compre pra sua prateleira de livros.