PRIMEIRO EMPREGO

O que você vai ser quando crescer?

Conte com a gente pra acertar nessa resposta. Passamos a infância cultivando profissões imaginárias, mas e quando chegar a hora “H”? Muitos de nós não conseguimos a resposta para essa pergunta e começam as dúvidas de como encontrar o primeiro emprego.

Aqui você encontrará muitas trilhas para conseguir seu tão sonhado primeiro emprego!

Sim, trilhas e não trilhos. A carreira profissional não é igual para todos. O primeiro emprego pode surgir de oportunidades diferentes, e não depende só de você!

Nem sempre a carreira profissional começa com uma faculdade. Existem muitos caminhos profissionais e muitas profissões bem qualificadas que não exigem a formação acadêmica como pré-requisito.

Muitas pessoas têm a chance de prosperar e seguir a profissão dos pais. Outros por sua vez preferem trilhar caminhos opostos.

O importante nessa busca profissional é ter a certeza que nenhuma profissão é definitiva.

Você pode começar por uma trilha e mudar de rumo conforme você muda!

“Sim, nós podemos!”

Barak Obama

Depois do primeiro emprego sempre há uma chance para recolocação profissional, saiba mais clicando aqui.

Prepare-se para a caminhada, mas aproveite da melhor forma cada experiência. Não deixe que ninguém desenhe o caminho para você!

O maior incentivador do seu sucesso profissional será você mesmo.

Como iniciar a busca pelo primeiro emprego?

Todos nós temos aptidões. Descobrir o melhor uso delas, quando e onde, é o segredo.

Nem sempre a habilidade é NATA, a maioria das coisas na vida a gente aprende.

Entenda como você pode explorar suas melhores habilidades e conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho.

E um segredo que vamos te contar: não adianta só estudar com os livros! Você precisa de outras ferramentas para ter sucesso e agarrar uma oportunidade profissional.

Quando a gente busca o primeiro emprego, não levamos muita coisa na “bagagem”, não é mesmo ?!

Colecionamos muito CONHECIMENTO ao longo dos anos de estudo na escola, batalhamos por boas notas. E, ao final dessa jornada, de frente com o desafio do primeiro emprego, o que nos diferencia no meio da multidão?

A resposta pode estar em duas palavras: habilidades e atitudes.

Fórmula do Sucesso = Conhecimentos + Habilidades + Atitudes

Conheça uma ferramenta muito interessante de desenvolvimento profissional no nosso artigo onde explicamos o que é CHA.

Sim, mais do que SABER sobre as coisas, temos que SABER COMO FAZER as coisas, que significa treinar HABILIDADES. E não menos importante é QUERER FAZER AS COISAS, no sentido de realizar, ter ATITUDES.

Quando um empregador procura um profissional para fazer parte do seu time ele busca alguém engajado para realizações!

Conheça a si mesmo !

Importante começar essa longa jornada fazendo um execício de autoconhecimento.

Somos únicos, temos características que se repetem na multidão, mas o conjunto delas é único.

Na busca por um candidato, o recrutador tem em mãos o desafio de preencher uma vaga, esta vaga por sua vez tem pré-requisitos. Geralmente, o candidato escolhido é o que mais se aproxima do maior número de requisitos.

Os conhecimentos técnicos certamente são obrigatórios muitas vezes, mas já temos números no mercado suficientes para dizer que as habilidades interpessoais ganham qualquer disputa por um emprego.

Dicas de Ouro na hora de Buscar o Primeiro Emprego

Currículo

Aqui na Academia de Profissões iremos ajudar você a transformar seu currículo atual. De um pedaço de papel para o passaporte para um futuro profissional feliz!

Leia nossas dicas de como elaborar um currículo campeão.

Podemos dizer que ter um currículo bem objetivo, focado nos seus pontos fortes já te coloca na frente de muitos candidatos.

E nós garantimos uma coisa: não adianta mentir no currículo, pois os recrutadores são treinados para encontrar pontos falhos.

“Para ter alguma chance o currículo precisa capturar a atenção do recrutador em cinco segundos. Clareza e objetividade são essenciais.”

Max Geringer

Linkedin

Muitas empresas hoje anunciam suas vagas de emprego no LinkedIn. Podemos dizer que é uma Rede Social voltada para contatos profissionais.

No caso de quem está na busca do primeiro emprego é importante desde a primeira experiência profissional ir registrando o seu perfil.

Mas o que cadastrar no meu perfil, uma vez que ainda estou em busca do meu primeiro emprego?

Lógico que nessa situação não será a experiência profissional que vai chamar a atenção. Mas para ter um perfil campeão no LinkedIn, muitas informações precisam ser preenchidas.

A escolha de uma boa foto e o preenchimento do campo OBJETIVO já será um diferencial. Lembre-se que o foco da rede social é na área profissional. Portanto, nada de foto na praia de biquíni ou no rolê com os amigos. Também nada de contar história triste no campo de objetivo. O espaço é para você OFERTAR suas melhores qualidades.

Você sabia que trabalhos voluntários são muito bem-vindos no perfil do LinkedIn? Pois é, trabalho na sua comunidade, na igreja, ações estudantis são muito relevantes de contar. Através dessas experiências podem ser verificadas habilidades interpessoais fortes.

Se você ainda não conhece o LinkedIn, está perdendo tempo na corrida por um bom trabalho, faça seu cadastro clicando aqui.

Siga as empresas do setor que você está interessado em trabalhar. As ofertas podem ser de MENOR APRENDIZ, ESTÁGIO ou EFETIVO sem experiência.

LEIA ATENTAMENTE as vagas publicadas. Veja as palavras-chave utilizadas nos requisitos das vagas para saber O QUE VOCÊ PRECISA OFERECER.

Busque o quanto antes preencher essas HABILIDADES E ATITUDES e atualize o seu currículo.

Entrevista

A jornada pela busca de emprego é muito longa, fazer os contatos certos, ter o currículo campeão e, então, chegar ao momento de marcar o gol: a entrevista.

Nessa hora, ter feito um exercício de autoconhecimento, pesquisar sobre a empresa irão, com certeza, trazer muitos pontos favoráveis na escolha do recrutador.

Elaboramos seis dicas para a preparação da Entrevista de Trabalho para o Primeiro Emprego

  1. Seja pontual. Planeje seu trajeto até o local. Veja no mapa o acesso ao transporte.
  2. Preocupe-se com sua apresentação pessoal. Entenda a cultura da empresa e adapte-se.
  3. Pesquisa sobre a empresa, não pague mico durante a entrevista. Esteja consciente de qual vaga está concorrendo.
  4. Fique calmo. Seja você mesmo e haja com naturalidade. Não cometa excessos.
  5. Fale com clareza. Use as palavras corretamente. Não use gírias.
  6. Saiba fortalecer seu diferencial, não precisa mentir!

É isso! Agora é o seu momento de pegar um caderno, fazer as anotações sobre você, elaborar seu currículo e iniciar as pesquisas. Desejamos a você um FELIZ PRIMEIRO EMPREGO!

Se você ainda não se sente capacitado para o mercado de trabalho, consulte nossas opções de cursos. Certamente algum deles vai te interessar.

Descubra aqui a sua melhor potência, seu futuro profissional pode começar com um clique!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS CURSOS INDICADOS PELO ACADEMIA DE PROFISSÕES

YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Entre em contato pelo WhatsApp!