TRILHAS DE CARREIRA

Você já ouviu falar nas trilhas de carreira?

A expressão trilhas de carreira é muitas vezes utilizada para definir o planejamento que todo profissional pode fazer ao longo da sua vida profissional para obter crescimento e ter o trabalho que tanto deseja.

Cada pessoa ao iniciar sua trajetória no mercado de trabalho deverá, antes de tudo, conhecer todas as habilidades para ocupar uma oferta de trabalho.

Antes de buscar um posto de trabalho é necessário identificar quais habilidades você dispõe para ofertar, se muitas pessoas ofertam as mesmas habilidades e exitem poucas vagas, a concorrência fica maior, e o critério de escolha pode estar relacionado nas ATITUDES oferecidas.

Conheça uma ferramenta muito interessante de desenvolvimento profissional no nosso artigo onde explicamos o que é CHA.

Quando não sabemos quais habilidades são necessárias para ocupar um posto de trabalho corremos o risco de entregar muitos currículos e nunca ser chamado para uma entrevista.

Isso não quer dizer que você não tem sorte. Sorte é estar preparado no momento correto quando uma oportunidade surge!

Entenda o Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho se caracteriza pela relação entre a oferta e a procura de mão de obra para realizar um trabalho.

É muito importante saber o que isso influencia na sua busca por um emprego novo. Vamos entender juntos?

Desde o início das civilizações, o trabalho tem um valor de troca.

Na sociedade atual, as ofertas de trabalho podem ser: setor público, privado, pessoas físicas, jurídicas, empresas de economia mista, entre outras modalidades empregatícias.

Num mercado capitalista, os contratos de trabalho representam a relação entre o contratante e o contratado ou o empregador e o empregado. Mas há também a situação de contrato de trabalho informal.

Para qualquer uma delas, sabemos que esse contrato de trabalho reflete em horário de trabalho, dias a serem trabalhados e o que se deve produzir ou entregar.

Existe uma relação entre o nível de especialização de um trabalho e o quanto ele vale, quer dizer, o quanto de dinheiro representa cada hora trabalhada.

Isso quer dizer que quanto mais especializado um profissional for, melhor remunerado ele será.

Para saber mais a esse respeito, consulte a tabela da Catho clicando aqui

Nas grandes teorias de sociologia o mercado de trabalho é dividido em três setores:

  • Primário: o trabalho diretamente ligado à produção de matérias-primas.
  • Secundário: o trabalho relacionado às ações de transformação de matérias-primas em bens de consumo ou produtos industrializados.
  • Terciário: o trabalho diretamente ligado à prestação de serviços.

Setor Primário e mercado de trabalho em expansão

Se você reside em regiões geograficamente mais disponíveis para o setor primário, certamente atividades ligadas à agricultura, pecuária terá uma maior oferta de postos de trabalho. Isso é mais comum nas cidades do interior do país. O agronegócio gera muita riqueza em certas regiões do nosso país. O estado do Paraná, por exemplo, é o maior produtor rural do Brasil. Estima-se que 40% da população esteja ligada a esse setor no mercado de trabalho.

Há ainda as atividades ligadas ao extrativismo mineral, onde, por exemplo, o estado de Minas Gerais se destaca pelo extrativismo de minério de ferro.

Resumindo, dentro do setor primário muitos postos de trabalho estão ligados ao cultivo de alimentos (técnico em agronegócio, mecânico de equipamentos agrícolas), ao manejo com animais, como técnico de agropecuária, tratamento de animais.

Conheça as oportunidades do setor secundário do mercado de trabalho

O mercado de trabalho do setor secundário é uma área que concentra grande parte da força de trabalho, pois cada vez mais consumimos mais produtos industrializados. Mas vale lembrar que o artesanato faz parte deste segmento de mercado. Aqui surgem muitas oportunidades para empreender e ser dono do seu próprio negócio.

Nesta categoria também estão incluídas as profissões ligadas à construção civil (pedreiros, serralheiros, pintores, gesseiros).

Há ainda o setor industrial têxtil e calçados, que movimenta grande volume dentro das indústrias, produzindo bens de consumo.

Uma área grande são as indústrias de eletroeletrônicos ou até mesmo a indústria automotiva.

A revolução do mercado de trabalho e o setor terciário

No ano de 2020 podemos assegurar que o setor terciário é o que movimenta a economia. Neste segmento estão os prestadores de serviços, profissionais de educação, bancários, advogados, profissionais de transporte, administração pública, profissionais de saúde e, na grande maioria, comerciantes.

Com a revolução digital tão acentuada em nossos dias, cada vez mais veremos o aumento deste importante setor da economia. O que quer dizer que a mão de obra para este setor vai exigir cada vez mais conhecimento de tecnologia.

Como as trilhas de carreira podem me ajudar a ter uma remuneração maior?

Ao longo de toda a trajetória profissional, revisar as trilhas de carreira será uma ferramenta importante no crescimento profissional.

Se você fizer uma reflexão de autoconhecimento saberá quais são as habilidades que são seus pontos fortes.

Descobertos seus pontos fortes, inicia-se então a busca por uma profissão que valorize tudo isso.

Entenda como treinar Conhecimentos + Habilidades + Atitudes pode te fazer subir rumo ao topo do mercado de trabalho.

Estamos aqui para ajudar você a descobrir profissões em que você possa ser bem sucedido.

Nem sempre as profissões “CLÁSSICAS” , aquelas baseadas em um diploma de graduação, são as únicas boas opções.

Ufa! Bastante coisa para estudarmos na preparação para o emprego novo!

Se você ainda não se sente capacitado para o mercado de trabalho, consulte nossas opções de cursos. Certamente algum deles vai te interessar.

Descubra aqui a sua melhor potência, seu futuro profissional pode começar com um clique!

CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS CURSOS INDICADOS PELO ACADEMIA DE PROFISSÕES




Se você gostou do tema e tiver interesse em desenvolver suas habilidades conhecendo mais sobre trilhas de carreiras, acesse o treinamento Trilhas da Carreira 4.0: prepare-se para o próximo nível, da psicóloga e facilitadora de carreira Patrícia Schuindt.

YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
Entre em contato pelo WhatsApp!