Três setores da economia que você precisa conhecer agora!

Neste artigo, vamos apresentar os três setores da economia que você precisa conhecer agora! Você conhece os três setores da economia? Neste artigo vamos falar um pouco sobre os três, mas vamos aprofundar no setor primário.

Você sabe quais são os três setores da economia? Sabe o que cada um faz e quais os profissionais que neles atuam? Neste artigo falaremos sobre o setor primário.

Nos próximos artigos falaremos sobre os setores secundário e terciário. Por isso, não perca os próximos artigos!

Os três da economia são as etapas para o ciclo econômico percorrer dentro do sistema capitalista vigente. Para facilitar o estudo da economia, as atividades econômicas foram divididas em três setores: setor primário, setor secundário e setor terciário.

  1. Setor Primário: extração de matérias-primas (exploração de recursos naturais)
  2. Setor Secundário: indústria
  3. Setor Terciário: venda de serviços e bens materiais

O que é o Setor Primário

Pode se medir a economia de um país pela análise do setor que mais se destaca. Os países mais pobres são voltados, principalmente, para o setor primário, porque tem pouco investimento em indústria e, consequentemente, reflete nos prestadores de serviços.

Entre os três setores da economia que você precisa conhecer, o setor primário é onde se dá a produção a partir dos recursos naturais existentes para a exploração. Estão ligados a atividades de agricultura, pecuária, extrativismo (mineral, vegetal e animal), caça, pesca, silvicultura.

O setor primário recebe esse nome por ter sido o primeiro a se desenvolver ao longo da história da humanidade.

O setor primário da economia, que é o primeiro setor dos três setores da economia, é o ramo das atividades humanas que produz matérias-primas que são os bens extraídos diretamente da natureza.

No início, o setor primário empregava uma grande quantidade de trabalhadores, principalmente na agropecuária e na mineração, e tinha menos tecnologia.

Posteriormente, os maquinários e a tecnologia foram sendo introduzidos no setor, aumentando a produção e o aproveitamento do solo. Com essas novas tecnologias, a oferta de emprego foi diminuída.

Apesar da menor empregabilidade, o setor primário ainda é fundamental para as sociedades, pois é nele que são extraídos e/ou produzidos os recursos naturais que podem ser para o consumo diretamente ou para a elaboração de mercadorias industrializadas.

Atividades do Setor Primário

  • AGRICULTURA: A agricultura é a principal atividade primária. A agricultura consiste no cultivo da terra e dos vegetais para a produção organizada de alimentos e produtos primários, tais como: arroz, feijão, milho, soja, cana-de-açúcar, etc.

“Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem.”

Carta de Pero Vaz de Caminha

  • PECUÁRIA: A pecuária é o cultivo de animais para o sustento humano. O ser humano cultiva os animais, mas também os utiliza para a produção de materiais, tais como: couro e lã.
  • AGROPECUÁRIA: A agricultura e a pecuária juntas formam a AGROPECUÁRIA.
  • EXTRATIVISMO: O extrativismo é a retirada de elementos da natureza para a alimentação ou para a transformação em mercadorias. Existem três tipos de extrativismo: o extrativismo mineral (voltado para a exploração de minérios e riquezas disponíveis no solo ou abaixo do solo), extrativismo vegetal (voltado para a extração de recursos de plantas e árvores) e o extrativismo animal (o extrativismo animal se resume na caça e na pesca. No Brasil, só é permitida a caça às comunidades tradicionais indígenas e regiões onde é considerada a única forma de obter proteína animal. Na pesca, deve-se obedecer a determinadas regras-período de reprodução dos peixes e peso, por exemplo).
  • CAÇA: No Brasil, só é permitida a caça às comunidades tradicionais indígenas e regiões onde é considerada a única forma de obter proteína animal. A caça é a prática que utiliza os animais e seres vivos existentes na natureza para a alimentação e outros fins. Essa prática era mais comum antes do desenvolvimento das sociedades, mas com o tempo foi se tornando menos comum.
  • PESCA: A pesca é a atividade de extração de organismos no ambiente aquático. A pesca é uma das atividades mais antigas que o homem desenvolveu para conseguir alimentos. Ainda hoje, a pesca é uma das principais atividades econômicas do mundo (seja a nível industrial ou de forma artesanal).
  • SILVICULTURA: Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestas para satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, para o aproveitamento e uso racional das florestas.

Profissões no Setor Primário

  1. TÉCNICO EM AGRICULTURA: É um profissional capaz de aplicar conhecimento técnico às habilidades práticas nas atividades agrícolas e pecuárias. No agronegócio, o profissional técnico é muito valorizado e tem muitas chances de crescimento.
  2. TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO:
    É o profissional preparado para orientar e administrar fazendas. Em funções administrativas, seu objetivo é aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial, por meio de técnicas de gestão e comercialização. O profissional técnico em agronegócio planeja e auxilia na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.
  3. AGRICULTOR:
    Agricultor é o profissional responsável pelo manejo dos mais diversos tipos de plantações, desde a semeadura até a colheita. O agricultor também cuida dos animais, tais como: vacas, cavalos, porcos, galinhas, entre outros animais da zona rural. Seu principal objetivo é evitar perdas e produzir alimentos saudáveis.
  4. TÉCNICO EM AGRIMENSURA:
    É o profissional que analisa as características físicas de um território e efetua levantamentos topográficos, planialtimétricos, cálculos, desenhos topográficos, levantamentos geodésicos e documentos cartográficos. Entre as funções, realiza cálculos de volumes de corte e aterro, medição e demarcação de terras para projetos de construção civil. É o profissional habilitado para realizar a medição de propriedades rurais e urbanas. CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS
  5. TÉCNICO EM PECUÁRIA:
    É o profissional que administra empresas rurais e promove a industrialização e comercialização de produtos agropecuários. Outra competência do técnico em pecuária é checar técnicas de reprodução animal. O profissional também aplica princípios biológicos e zootécnicos para experimentar, testar, desenvolver e melhorar métodos de produção da vida animal.
  6. TÉCNICO EM AQUICULTURA:
    É o profissional responsável pela produção de peixes e outros organismos aquáticos. Seu campo de atuação vai desde a produção até a distribuição dos produtos, passando pelas etapas de abate, processamento e comercialização.
  7. TÉCNICO EM MINERAÇÃO:
    É o profissional que realiza a programação, processamento e controle das operações de mineração, acompanha plantas, esquemas e especificações técnicas nos processos de extração, sondagem e perfuração e auxilia na elaboração de mapeamento geológico.

Neste artigo, citamos os três setores da economia que você precisa conhecer. As profissões citadas acima integram o setor primário.

Se você tem interesse em fazer um curso (em qualquer área) não deixe de conferir os cursos sugeridos pelo Academia de Profissões!

Confira vários cursos clicando nos links abaixo!

Esse é o setor primário. Nos próximos artigos vamos falar sobre os setores secundário e terciário, não perca!!!

Sobre o Autor

Elaine Santana
Elaine Santana

Uma pessoa tentando fazer desse mundo um lugar melhor para se viver! Empatia, respeito, lealdade e senso de justiça tem faltado em alguns seres humanos!

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Entre em contato pelo WhatsApp!