As 10 habilidades no trabalho mais procuradas pelas empresas

Você sabe quais são as 10 habilidades no trabalho mais procuradas pelas empresas? Bora saber quais são?

O mercado de trabalho está cada dia mais competitivo e, por esse motivo, temos sempre que nos aperfeiçoar. Quanto mais habilidades você possuir, mais rápido será sua recolocação no mercado de trabalho e mais rápido será sua ascensão profissional.

Neste artigo listamos as 10 habilidades no trabalho mais procuradas pelas empresas. Vamos ver quais são?

Encontrar uma boa vaga de emprego exige dos candidatos algumas habilidades profissionais. Possuir algumas habilidades que são interessantes para empresas é muito importante para se destacar no mercado de trabalho.

Muitas vezes as empresas não buscam candidatos com um extenso currículo ou com vários cursos. Muitas vezes as empresas buscam candidatos com habilidades imprescindíveis para qualquer profissional.

Você sabe quais são elas? Continue a leitura e descubra agora mesmo!!

1. Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe e ter um bom relacionamento interpessoal são as primeiras dicas entre as 10 habilidades no trabalho mais procuradas pelas empresas.

São características fundamentais para conseguir uma boa colocação profissional. E isso não significa ser apenas cooperativo, mas também demonstrar habilidades de liderança quando necessário.

Além disso, respeitar diferenças de opiniões políticas, religiosas (entre outras) é fundamental para um bom ambiente corporativo e, por esse motivo, cada vez mais as empresas buscam pessoas que saibam lidar com as diversidades.

2. Flexibilidade

As empresas veem pessoas flexíveis como um bem extremamente valioso. Como as pessoas flexíveis conseguem se adaptar a qualquer situação, elas são mais confiáveis para entregar o que deve ser entregue, mesmo em situações adversas. Essa é uma habilidade muito importante para os recrutadores.

3. Proatividade

Proatividade é a capacidade de antecipar e de tomar a iniciativa em diversas situações, com o objetivo de prevenir ou resolver problemas e essa é uma habilidade muito procurada pelas empresas.

Por isso, entre as 10 habilidades no trabalho mais procuradas pelas empresas proatividade não poderia ficar de fora.

O que faz um profissional ser proativo é a capacidade de antever problemas, sem medo de encarar o trabalho e pensar como se fosse o dono da empresa, buscando soluções em tudo.

Um profissional que procura fazer além da sua obrigação nunca passará muito tempo em cargo de subordinação dentro da empresa e logo passará a ser chefe.

4. Comprometimento

Comprometer-se com a instituição onde trabalha é uma das habilidades mais desejadas pelas empresas atualmente. O comprometimento envolve diversas questões, como por exemplo: pontualidade, não faltar e cumprir as tarefas com responsabilidade.

Encontrar profissionais real e verdadeiramente comprometidos com a empresa é um dos principais desafio dos gestores.

5. Comunicação eficaz

Saber se comunicar é primordial para quase todo tipo de trabalho. A comunicação eficaz é a comunicação que tem o dever de fazer quem está se comunicando assegurar que sua mensagem será compreendida de forma clara e objetiva.

A comunicação não está ligada apenas ao fato de saber dizer algo a outras pessoas. Mas de fazer com que o outro lado entenda aquilo que é dito, sem que tenha qualquer tipo de má interpretação.

Essa competência inclui saber se expressar, saber ouvir e usar até a linguagem corporal apropriada.

6. Desenvoltura para resolver problemas

Ter a capacidade de propor soluções é uma das principais habilidades buscadas por recrutadores e está entre as 10 habilidades no trabalho mais procuradas pelas empresas listadas neste artigo.

Não importa qual a sua profissão. A capacidade de resolver problemas com desenvoltura sempre que situações inesperadas aparecem é bem-vinda.

O candidato deve ter um perfil analítico, saber avaliar criticamente as situações que se apresentam e identificar oportunidades de reverter possíveis contratempos.

7. Aceitar feedback

Não é fácil escutar uma crítica sobre o seu trabalho, principalmente quando você deu o seu melhor.

Mas quando você conseguir atravessar essa etapa e aceitar o feedback, você será um profissional muito melhor exatamente por isso.

Quem consegue não só aceitar um feedback, mas também aplicá-lo para promover seu desenvolvimento profissional, tende a evoluir na carreira e, consequentemente, ajuda a empresa a atingir seus objetivos.

8. Autoconfiança

Autoconfiança é a convicção que uma pessoa tem de ser capaz de fazer e/ou realizar alguma coisa.

Profissionais que têm autoconfiança e capacidade reconhecida inspiram confiança de colegas e chefes.

Pessoas autoconfiantes são decididas (sem serem arrogantes ou ofensivas), apresentam-se de maneira segura, têm facilidade de expressar suas opiniões, de enfrentar desafios, de dominar novos trabalhos e tomar decisões sensatas mesmo sob pressão.

9. Pensamento criativo

Pensamento criativo é a capacidade de criar novas ideias e soluções, mesmo diante de coisas que parecem resolvidas e óbvias.

É um tipo de pensamento que se caracteriza por abordar a realidade de forma original e flexível.

A habilidade de encontrar soluções ou alternativas para tudo é muito valorizada pelas empresas, porque aumenta a eficiência e impulsiona a inovação.

10. Inteligência emocional

Quem tem inteligência emocional consegue passar por situações adversas com serenidade, sem perder o foco.

Entre as 10 habilidades no trabalho mais procuradas pelas empresas, essa é uma das mais importantes. Com ela, as pessoas controlam impulsos negativos, raciocinando antes de agir equivocadamente.

Busque ter empatia

Para você se preparar com essas 10 habilidades no trabalho mais procuradas pelas empresas é muito importante ter empatia.

Pessoas com altos níveis de inteligência emocional conseguem ter empatia consistente, conseguem criar e manter relacionamentos, conseguem lidar com situações difíceis de forma calma e eficiente.

Pessoas com inteligência emocional são bem mais resilientes frente às adversidades. É um traço indispensável para obter sucesso profissional.

E então, quais são as suas habilidades?

Espero que esse texto tenha te ajudado na sua busca por emprego!!!
BOA SORTE!!!

Sobre o Autor

Elaine Santana
Elaine Santana

Uma pessoa tentando fazer desse mundo um lugar melhor para se viver! Empatia, respeito, lealdade e senso de justiça tem faltado em alguns seres humanos!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Entre em contato pelo WhatsApp!