LinkedIn: Você já conhece essa plataforma de relacionamento profissional?

Você conhece o LinkedIn? Na busca por emprego nos dias de hoje, toda e qualquer ferramenta que nos ajude nesse desafio é válida, não é mesmo?

Mas, você conhece essas ferramentas? Sabe como usá-las?

Nesse artigo, vamos apresentar a você o LinkedIn, uma rede social para relacionamentos profissionais muito utilizada hoje em dia. Vamos lá?

O que é o LinkedIn?

LinkedIn é uma rede social, fundada em maio de 2003, voltada especificamente para relacionamentos profissionais, que pode ser usada para encontrar emprego, anunciar vagas, fazer networking, etc.

O LinkedIn é uma das melhores ferramentas para quem quer criar o seu currículo, se desenvolver na carreira e ter uma posição de destaque no mercado de trabalho. Os principais objetivos da plataforma são:

  • Cadastrar seu currículo em uma grande vitrine digital;
  • Manter lista de contatos;
  • Encontrar pessoas por meio de contatos de quem você conhece;
  • Criar uma boa rede de contatos profissionais.

É sempre bom ter conexões e contatos profissionais e o LinkedIn é o local perfeito para isso.

É preciso interagir com outros usuários (compartilhando postagens, curtindo e comentando), sempre fazer postagens no seu perfil e, desse modo, produzir engajamento.

E como todo relacionamento (seja pessoal ou digital) exige respeito e bom senso, o que você postar não deve conter nada ofensivo, com teor preconceituoso e deve conter informações verdadeiras.

Outro ponto importante é manter seu perfil sempre atualizado e completo, pois aumentam suas chances de a página pessoal ser bem recomendada pelo LinkedIn e, dessa maneira, atrair o interesse de recrutadores.

Nessa plataforma digital tudo conta como experiência válida para colocar no perfil: trabalho de conclusão de curso, projetos acadêmicos, trabalhos voluntários, tudo é bem visto pelos recrutadores.

Como se cadastrar no LinkedIn?

  1. Acesse a página de acesso da conta do LinkedIn
    www.linkedin.com
  2. Digite seu nome, sobrenome, e-mail e uma senha
  3. Clique em cadastre agora
  4. Conclua todas as etapas adicionais solicitadas

Por que usar o LinkedIn?

O LinkedIn é um catálogo de profissionais. Se você pretende divulgar, procurar ou recrutar, a plataforma é o lugar ideal.

Os usuários utilizam a plataforma digital para fazer contatos profissionais e procurar emprego. As empresas utilizam para recrutar e compartilhar informações institucionais.

Muitas empresas verificam o perfil do candidato no processo seletivo, por isso é importante que seu perfil esteja sempre atualizado, com conteúdos relevantes e com conexões de credibilidade.

Se você atende os requisitos de uma vaga, mas não está no LinkedIn, é muito provável que os recrutadores selecionem outra pessoa.

Também é muito comum hoje em dia, o recrutador pesquisar a presença online de um candidato na internet.

As chances do seu perfil no LinkedIn aparecer em primeiro lugar quando fizerem pesquisas com seu nome são altas. Por isso, é importante ter um bom perfil no LinkedIn.

Dicas para otimizar seu perfil no LinkedIn:

  • Otimize sua foto de perfil (perfis com foto são 14 vezes mais vistos);
  • Mantenha seu cargo atualizado (defina bem sua profissão para facilitar as buscas);
  • Crie um resumo no seu perfil;
  • Utilize palavras-chave;
  • Personalize sua URL e apareça no Google;
  • Recomende conexões;
  • Faça parte de grupos e interaja;
  • Fotos de fundo devem ser profissionais;
  • Alterne entre visualizações públicas e anônimas.

Vantagens de usar o LinkedIn:

O LinkedIn é considerado como uma grande vitrine virtual. Quando você se cadastra nessa plataforma digital, está colocando seu currículo nessa grande vitrine, onde empresas, recrutadores e pessoas de referência estarão sempre de olho para contratar novos talentos.

Estar acessível

É muito importante estar de olho para oportunidades de trabalho, que podem ser tanto para trabalhos fixos quanto para trabalhos freelancer ou temporários em uma grande empresa.

Contratar ou ser contratado

O LinkedIn é um bom local para uma empresa contratar um bom profissional, com diversas habilidades, competências e experiências e também é um bom local para procurar emprego, seja em empresas que oferecem vagas em regime CLT ou então para vagas de freelancer.

Anunciar os seus serviços

O LinkedIn é um bom local para qualquer profissional anunciar seus serviços para seus contatos e grupos de interesses.

Fazendo isso, o profissional potencializa o alcance de divulgação de seu serviço, principalmente para quem trabalha como freelancer.

Criar networking

Criar e fortalecer uma boa rede de contato profissional é uma das melhores utilidades do LinkedIn. É possível trocar informações, recomendar colegas de trabalho, entre outras.

Alguns desses contatos podem ser construídos com o compartilhamento de conteúdo, entre outras ações.

Recomendações

Pessoas que tiveram (ou ainda têm) convívio profissional com você podem fazer recomendações sobre seu desempenho profissional, e isso ajuda a deixar seu currículo mais rico e com mais credibilidade.

Até quando você faz trabalhos como freelancer você pode receber recomendações de seus clientes. Legal, né?

Troca de aprendizado

O LinkedIn é um ótimo local para trocar aprendizado, seja por
discussões, compartilhamento do conteúdo e outras interações da
rede.

Agora que você já sabe o que é e como usar o LinkedIn, que tal fazer seu
cadastro agora mesmo?

Vá na sua loja de App no celular, procure pelo App do LinkedIn e baixe o App. Agora é só se cadastrar e aproveitar todas as vantagens do App! Mão na massa, galera!!!!

curso gratuito primeira venda
Curso gratuito primeira venda

Sobre o Autor

Elaine Santana
Elaine Santana

Uma pessoa tentando fazer desse mundo um lugar melhor para se viver! Empatia, respeito, lealdade e senso de justiça tem faltado em alguns seres humanos!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Entre em contato pelo WhatsApp!