Orientação Vocacional: Como descobrir sua vocação profissional

Como descobrir sua vocação profissional é algo conhecido desde a infância, quando ouvimos a pergunta: O que você vai ser quando crescer?

E essa pergunta continua “martelando” em nossas cabeças por muito tempo (salvo alguns felizardos que já sabem desde pequeninos o que querem como profissão).

Até que chega o dia em que ela terá quer ser respondida com bastante convicção, não é verdade?

Você sabe responder a essa pergunta? Se a sua resposta foi NÃO, a orientação vocacional será um bom começo para te ajudar a responder.

Neste artigo você vai conhecer mais sobre orientação vocacional e, com isso, começar a tomar sua decisão. Vamos ler?

A orientação vocacional serve como um instrumento para ajudar um indivíduo na sua escolha profissional, levando em conta as áreas com as quais ele mais se identifica, suas aptidões e talentos.

Sendo assim, a pessoa terá mais facilidade na escolha da sua carreira profissional baseado nas áreas que mais combinem com sua personalidade.

Com tantas possibilidades disponibilizadas pelo mercado, profissões mais tradicionais diferente de profissões mais inovadoras e atuais, pode ficar difícil escolher um curso, não é mesmo?

A orientação vocacional não é um processo capaz de fazer você escolher a sua futura profissão, mas é um recurso para você ter uma direção, clareando os seus horizontes em relação à escolha da sua futura profissão.

Por meio de testes vocacionais, entrevistas e outros recursos, os profissionais da orientação vocacional podem orientar o indivíduo sobre qual curso escolher, com base em seus gostos pessoais e objetivos profissionais.

O objetivo da orientação vocacional é ser um apoio para o indivíduo escolher sua futura profissão de forma mais clara e de uma maneira mais certa.

Uma das formas de iniciar na carreira profissional é por meio dos cursos técnicos e profissionais.

Clique AQUI e entenda a diferença entre as duas modalidades de cursos.

Orientação Vocacional Como descobrir sua vocação profissional
Orientação Vocacional Como descobrir sua vocação profissional

Etapas do processo vocacional

Listamos algumas etapas do processo da orientação vocacional que auxiliam na escolha da futura profissão:

Autoconhecimento

Com entrevistas, testes intelectuais, questionários etc, os profissionais da orientação vocacional estimulam o autoconhecimento do indivíduo.

Esse processo é muito importante, pois o autoconhecimento é imprescindível para escolher a futura profissão.

Motivações

O indivíduo precisa conhecer (ou reconhecer) suas motivações para, a partir delas, escolher da melhor forma sua futura carreira.

O profissional da orientação vocacional faz com o indivíduo uma lista de prioridades das suas motivações e, assim, lista prioridades que o indivíduo quer em sua futura profissão.

Com isso o indivíduo poderá escolher uma profissão que lhe trará satisfação tanto financeira como profissional.

Compreender as profissões

Muitas vezes os indivíduos não conhecem a fundo as profissões e se deixam levar pela profissão dos pais ou de alguém próximo para escolher sua profissão.

A orientação vocacional ajuda, nesse sentido, o indivíduo a ter opções mais genéricas e tira o indivíduo de suas influências.

É muito importante conversar com vários profissionais (de diferentes áreas de atuação) para saber sobre suas rotinas e se você se identifica com alguma delas.

É importante também não querer escolher a profissão porque ela está “na moda” ou considerada do futuro, porque pode ser apenas ilusão.

Escolher uma profissão apenas por status ou pelo alto salário existe grande possibilidade de o indivíduo não obter sucesso na carreira e ser infeliz na profissão.

Nesse sentido, a orientação vocacional ajuda ao alertar desse risco e ajuda o indivíduo na escolha de uma profissão com a qual ele se identifica e, com certeza, terá melhor desempenho e mais satisfação na profissão.

Conhecer sobre a carreira pretendida

Após todos os testes vocacionais, o indivíduo já tem uma noção sobre qual carreira seguir, mas como saber se é a correta?

Saber como é o mercado de trabalho e a oferta de empregos nessa área (ou profissão)?

Cabe também ao orientador vocacional mostrar ao indivíduo informações importantes sobre a profissão escolhida.

É fundamental que o indivíduo tenha o maior número de informações para tomar a melhor decisão.

Descobrir suas habilidades é muito importante. No artigo “As 10 habilidades no trabalho mais procuradas pelas empresas” mostramos alguns fatos relevantes para o mundo competitivo do trabalho.

A orientação vocacional é uma facilitadora para a tomada de decisão do indivíduo sobre sua carreira, mas também o auxilia no autoconhecimento, o ajuda a rastrear suas aptidões e talento.

Com a orientação vocacional é possível aumentar muito as chances de sucesso e realização profissional do indivíduo.

Quer saber mais sobre orientação vocacional? Acesse o site da ABOP (Associação Brasileira de Orientação Profissional) e saiba mais.

Leia também nosso artigo sobre Primeiro Emprego e prepare-se para esta caminhada no mundo do trabalho.

Sobre o Autor

Elaine Santana
Elaine Santana

Uma pessoa tentando fazer desse mundo um lugar melhor para se viver! Empatia, respeito, lealdade e senso de justiça tem faltado em alguns seres humanos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Entre em contato pelo WhatsApp!