Quais são as diferenças entre curso profissionalizante e curso técnico?

Você sabe quais são as diferenças entre curso profissionalizante e curso técnico? Qual escolher entre os dois? Quais são as opções de cursos entre os dois?

Nesse artigo você vai tirar todas essas dúvidas e, com certeza, irá escolher algum curso para começar a fazer hoje mesmo e dar uma guinada na sua vida profissional.

Para conseguir uma boa colocação profissional é imprescindível se atualizar e estudar sempre, certo? Se você também concorda com essa opinião, você precisa conhecer alguns cursos profissionalizantes e técnicos para melhorar seu currículo e, por consequência, conseguir um bom emprego.

Desta forma, você terá mais chances de construir uma carreira de sucesso.
Nesse artigo apresentamos alguns cursos profissionalizantes e técnicos e quais as principais diferenças entre os dois! Vamos começar?!

Diferenças entre curso profissionalizante e curso técnico

Se você não sabe quais são as diferenças entre curso profissionalizante e curso técnico, confira as principais diferenças entre os dois cursos (profissionalizante e técnico):

Cursos profissionalizantes

  1. Não precisam ser aprovados pelo Ministério da Educação MEC
  2. Oferecem certificado de conclusão de curso
  3. Não tem exigências, tais como longo período de curso (geralmente duram de 6 a 24 meses), trabalho final para a conclusão de curso e estágio obrigatório
  4. São responsáveis por ensinar conhecimentos necessários para se realizar uma determinada profissão

Cursos técnicos

  1. São reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC
  2. Oferecem diploma de nível médio
  3. Precisam seguir exigências específicas, tais como: carga horária padrão, duração de 18 a 24 meses, estágio obrigatório e trabalho de conclusão de curso
  4. São responsáveis por ensinar um conteúdo mais aprofundado sobre a área do curso

No curso profissionalizante, o objetivo principal é ensinar de forma bem direta, para qualificar o estudante em uma determinada área. Os conteúdos são voltados para funções específicas de uma profissão.

Já o curso técnico tem como objetivo principal proporcionar uma formação mais aprofundada, com conteúdos teóricos e práticos, que englobam diversos aspectos do campo de conhecimento estudado.

O curso técnico pode ser feito em três períodos diferentes, que é opcional para o estudante. Esses períodos são:

  • EXTERNOS: no qual o estudante opta por fazer o curso técnico e o ensino médio ao mesmo tempo, porém em instituições diferentes.
  • CONCOMITANTE: na mesma instituição que oferece o ensino médio e técnico, no qual o estudante pode fazer os dois cursos (ao mesmo tempo) na mesma instituição.
  • SUBSEQUENTE: o estudante conclui o ensino médio e só depois ingressa em um curso técnico.

Conheça as opções de cursos profissionalizantes do nosso parceiro Cursos CPT- Centro de Produções Técnicas, uma das mais tradicionais empresas especializadas em formação profissional com ensino a distância do país.

E qual curso escolher?

Escolher um curso depende do objetivo do estudante.

As vantagens dos cursos profissionalizantes são que o estudante pode fazê-lo antes de terminar o ensino médio. Desta maneira, começa a aprender sobre a área que lhe interessa desde cedo.

E também, por serem curtos e mais baratos, podem ser cursados como teste para descobrir qual profissão mais combina com o estudante.

Já nos cursos técnicos, as vantagens são que os cursos aprofundam os conhecimentos do estudante em algumas disciplinas, além de oferecerem um diploma, o que é muito importante para o currículo e para a carreira do estudante.

Portanto, é importante ressaltar que não se deve pensar nos dois cursos como concorrentes, mas como complementares.

Neste sentido, o mais importante é ter muitas formações, cursos e experiências para colocar no currículo e, assim, ter vantagem sobre os concorrentes e mais chances para conseguir um bom emprego.

Exemplos de cursos profissionalizantes e técnicos

Cursos Profissionalizantes:

  1. Artes plásticas
  2. Programação de computadores
  3. Design de moda
  4. Telemarketing e vendas
  5. Confeitaria
  6. Corte e costura

Cursos Técnicos:

  1. Enfermagem
  2. Segurança do trabalho
  3. Análises clínicas
  4. Farmácia
  5. Saúde Bucal
  6. Rede de computadores

Vantagens dos cursos técnicos

Muitos estudantes preferem cursar inicialmente o ensino técnico, para obter rápido uma vaga no mercado de trabalho e gerar conhecimento e renda, para depois optar por fazer a graduação, seja como continuidade dos estudos da área técnica escolhida ou uma nova formação.

Quais os melhores cursos técnicos para cursar?

Conheça abaixo os cursos que indicamos do nosso parceiro, para atuação em algumas áreas importantes para formação de mão de obra qualificada que o mercado precisa.

Técnico em Segurança do Trabalho

Técnico em Segurança do trabalho é o profissional que tem como função garantir a segurança do trabalho, adotando medidas com o objetivo de diminuir os acidentes de trabalho, doenças do trabalho e garantir a integridade física dos funcionários em uma empresa. Saiba mais sobre o curso no link abaixo.

Imagem do produto CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO
RSA Empreendimentos /Academia de Profissões Curso Técnico

Técnico em Eletrotécnica

Curso Técnico em Eletrotécnica tem como objetivo formar profissionais capacitados para atividades de execução, manutenção de componentes e equipamentos eletroeletrônicos em empresas, indústrias, prestação de serviços etc.

product
RSA Empreendimentos /Academia de Profissões Curso Técnico

Técnico em Administração

O Técnico em Administração é o profissional que pode atuar em todos os departamentos da empresa, que possui oportunidades em diversas áreas e fácil crescimento profissional.

Está apto para desenvolver funções importantes nas áreas de finanças, recrutamento e seleção, logística entre tantos outros campos empresariais, como controle de estoques, organizar sistemas de informação, gerenciamento de equipes e planejamento estratégico.

product
RSA Empreendimento/ Academia de Profissões Curso técnico

Técnico em Agrimensura

O curso de Técnico em Agrimensura permite ao profissional analisar as características físicas de um território e efetuar levantamentos topográficos planialtimétricos, cálculos e desenhos topográficos e levantamentos geodésicos e documentos cartográficos.

Entre as funções, realiza cálculos de volumes de corte e aterro e medição e demarcação de terras para projetos de construção civil.

É o profissional habilitado para realizar a medição de propriedades rurais e urbanas.

product
RSA Empreendimentos /Academia de Profissões Curso Técnico

Técnico em Meio Ambiente

O Técnico em Meio Ambiente é o profissional que coleta, armazena e interpreta dados, informações e documentações ambientais.

Portanto, é um profissional que elabora relatórios e estudos ambientais com objetivo de propor medidas para reduzir impactos ambientais e recuperar áreas degradadas, de acordo com os sistemas de gestão ambiental.

Técnico em Logística

É o profissional que colabora no planejamento e execução de transporte, distribuição e armazenamento de produtos e mercadorias no comércio ou indústrias.

Técnico em Contabilidade

É o profissional que efetua escrituração de atos e fatos administrativos e lançamentos contábeis em geral, executa o controle financeiro dos contatos ou projetos, classifica e confere documentos de natureza financeira e contábil e prepara guias e recolhimento de tributos, taxas e depósitos.

Técnico em Recursos Humanos

É o profissional que apoia na comunicação, liderança, motivação, formação de equipes e desenvolvimento pessoal. Faz planejamento e execução de atividades de capacitação e desenvolvimento de pessoas.

Conclusão

Agora que você já sabe a diferença entre curso profissionalizante e curso técnico, já sabe quais são as opções de cursos profissionalizantes e cursos técnicos e qual escolher (os dois, né?!), que tal escolher o seu aqui no Academia de Profissões https://academiadeprofissoes.com.br/cursos e começar hoje mesmo?

Sobre o Autor

Elaine Santana
Elaine Santana

Uma pessoa tentando fazer desse mundo um lugar melhor para se viver! Empatia, respeito, lealdade e senso de justiça tem faltado em alguns seres humanos!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Entre em contato pelo WhatsApp!