Como abrir um negócio com pouco dinheiro

Começar um negócio do zero com pouco ou nenhum recurso pode parecer impossível. Entretanto, com conhecimento, força de vontade e desenvolvimento das suas próprias habilidades é possível ampliar as chances de empreender com sucesso e abrir um negócio com pouco dinheiro, ainda mais em tempos de incertezas na economia.
O que fazer para abrir um negócio com pouco dinheiro?
Primeiramente, é preciso analisar suas forças e fraquezas. Em seguida, despertar em você as melhores habilidades, com foco em abrir um negócio com pouco dinheiro. Comece listando tudo o que sabe fazer bem e as tarefas que lhe trazem mais paixão, que gosta muito de fazer.
Quando encontrar a atividade na qual tem mais aptidão, analise se existe espaço no mercado para aplicar essas habilidades e ganhar dinheiro, perceba se há valor de mercado, se existe demanda para comprar o produto ou serviço que irá oferecer.
Se não conseguir combinar a expectativa do mercado às habilidades encontradas para abrir um negócio com pouco dinheiro, tente outra atividade. Mesmo sendo aquela que não gosta de fazer, busque o máximo de aprendizado. Com dedicação, sempre será possível crescer e se desenvolver.

Como fazer depois de identificar uma área promissora?
Caso não tenha experiência no ramo identificado como promissor, com muito espaço no mercado para crescer e ótima oportunidade para empreender, tente buscar primeiro uma oportunidade como empregado para adquirir conhecimento sobre o negócio e aprender muito com pessoas experientes, que já tenham histórico de resultado.
Além de todo o aprendizado, você terá a oportunidade de confirmar se a área escolhida realmente traz resultados, se é mesmo aquilo que imaginava. O conhecimento na área operacional é fundamental para iniciar e fortalecer o próprio negócio. Isso possibilita acesso aos processos, entender o que dá certo e o que pode ser melhorado.
Começando no operacional, você identificará o momento certo da decolagem. De antemão, tome cuidado para não estagnar e desenvolva seu plano inicial que o motivou a começar no ramo. Além do mais, você escolheu empreender, e não deve atuar no operacional para o resto da sua vida, não é mesmo? Lembre-se que muitos dos melhores profissionais do mercado, em diferentes setores, começaram de baixo, realizando tarefas operacionais.
O grande objetivo de trabalhar no operacional, num ramo que você tem interesse como negócio próprio, é adquirir conhecimento para materializar os aprendizados e melhorar todos os processos para garantir sucesso no empreendimento.
Já defini o ramo do meu negócio, e agora?
Depois de definido em qual ramo irá atuar, você precisará de recursos, certo? Nem sempre. O dinheiro é muito importante para começar a empreender. A falta de dinheiro pode até ser combustível para iniciar um negócio, uma vez que a necessidade é incentivo para aumentar a criatividade e driblar as adversidades do mercado, além de valorizar a jornada.
Uma boa dica para começar a empreender é utilizar a internet como base para abrir um negócio com pouco dinheiro. Sendo que trabalhar pela internet é um tipo de negócio que pode ser feito de casa, sem a necessidade de formalizar empresa, alugar espaço comercial, contratar pessoas e outros trâmites burocráticos. É preciso somente computador e internet. Muitas pessoas conseguem utilizar apenas o celular para empreender neste segmento.
O empresário brasileiro Conrado Adolpho, criador do método “8Ps do Marketing Digital”, disse certa vez durante um treinamento que uma pessoa que tem 30 mil reais e pretende investir num negócio na internet, deve utilizar apenas 5 mil reais e guardar o restante. Isso mostra que investir tempo, energia e aplicar conhecimento num negócio baseado em internet é mais relevante do que apenas colocar dinheiro para o negócio funcionar.
Uma das grandes vantagens que a internet nos trouxe é a capacidade de inovação e ofertas constantes de novos produtos e serviços.
Para quem pretende atuar na área de marketing ou empresários que buscam melhorar a comunicação do seu negócio, uma excelente plataforma é o Canva, uma ferramenta online, com versões pagas e gratuitas, que facilitam o trabalho de criação de conteúdo digital e impresso. Clique AQUI para saber mais sobre a ferramenta.
É evidente a importância de algum recurso para começar um negócio. Até mesmo como fator motivacional para estimular a busca pelo retorno de cada centavo investido. Definitivamente, a falta de recursos não deve impedir o sonho do negócio próprio. Mesmo sem investimento, é importante encontrar a motivação para continuar até dar certo.
Dicas de nichos para abrir um negócio com pouco dinheiro
A seguir, listamos alguns tipos de negócio que você pode iniciar com pouco ou mesmo sem investimento, possibilitando a você abrir um negócio com pouco dinheiro. Para todas as oportunidades listadas, lembre-se sempre que a internet é a melhor forma de divulgar os seus produtos e construir a sua marca.
Fabricação e Venda de Bolo no Pote
Um tipo de produto que tem muita aceitação, no qual pessoas podem iniciar um negócio e vender o produto durante todo o ano, trabalhando a partir de casa. Clique AQUI e conheça um método que ensina como fazer.
Serviço de Limpeza de Pele
O ramo de beleza e bem-estar cresce a cada ano no Brasil e está entre os setores que são pouco impactados por crises econômicas. O profissional pode iniciar o negócio atendendo amigos ou prestando serviços para clínicas de estética e saúde.
Serviço de Assistente Virtual
Um mercado que nasceu para suprir uma necessidade: a falta de tempo das pessoas. O profissional atua para empresas e empresários que terceirizam serviços administrativos, comerciais e de relacionamento, trabalhando a partir de casa.
Fabricação e Venda de Roupas
O trabalho pode ser realizado a partir de casa, começando as vendas para familiares e amigos na confecção de biquínis, blusas, regatas ou fantasias para festinhas de escolas infantis, Carnaval e Halloween.
Vender Produtos pela Internet
É um mercado com muitas possibilidades, com a venda de produtos físicos, aqueles que demandam entrega real off-line para o consumidor final, e produtos digitais, que são comercializados inteiramente pela internet, como videoaulas, e-books, plugins e clubes de assinatura. É possível começar no negócio vendendo produtos de terceiros e também construir seu próprio produto. Para saber mais sobre como trabalhar pela internet com a venda de produtos físicos ou digitais, clique no link abaixo.

Sobre o Autor