Setores da economia: conheça agora o Setor Terciário!

O setor terciário está entre os setores da economia que você precisa conhecer agora. É o setor que junta as atividades de serviço e comércio de produtos. Os serviços são definidos na economia como “bens intangíveis”.

Como componentes do setor terciário, podemos citar:

  • Turismo;
  • Serviços bancários;
  • Restaurantes;
  • Hospitais;
  • Serviços de consultoria;
  • Corretagem de imóveis;
  • Serviços públicos.

Os serviços públicos são considerados parte do setor terciário quando providenciam serviços básicos para a sociedade como, por exemplo: saúde, educação, etc.

Quando cuidam da infraestrutura do país como, por exemplo, construção de estradas e pontes são considerados como parte do setor secundário.

O comércio é uma das principais atividades da economia atual. Ele se manifesta em nível local, regional e global. Com os avanços tecnológicos, esse setor se intensificou em todas as escalas e em todas as localidades do mundo.

Designação Comércio e Serviços

A designação ‘comércio e serviços’ pode ser dividida em muitas práticas, tais como:

  • Comércio;
  • Turismo e lazer;
  • Educação;
  • Restaurantes;
  • Hospitais;
  • Bancos e consultoria;
  • Transporte e serviços de entrega;
  • Corretagem de imóveis;
  • Consertos, manutenções e assistência técnica em geral;
  • Atendimento (pessoal, telemarketing)
  • Serviços administrativos e jurídicos, entre outros;
  • Marketing e publicidade.

O setor terciário é o que mais cresce no mundo atualmente. Também é o setor que concentra atividades informais, ou seja, que não pagam impostos e isso é muito comum em países emergentes.

Quase tudo passa por essa área, em um processo denominado por terciarização econômica.

A terciarização da economia é o que resulta o crescimento de empregos no setor terciário.

Aumento de tecnologia, inclusão da mulher no mercado de trabalho e especialização das empresas são alguns exemplos dos fatores que contribuíram para a terciarização econômica.

Dessa maneira, a distribuição da população economicamente ativa sofreu uma grande mudança com o aumento do setor terciário.

A concentração de mão de obra na área de comércio e serviços deve-se a muitos fatores, como por exemplo:

O crescimento da complexidade da economia;
A maior dependência dos trabalhadores em serviços (como creches, escolas, serviços assistenciais, etc);
Dentro desses fatores responsáveis pelo crescimento do setor terciário, destaca-se a mecanização do campo e da atividade industrial (setores primário e secundário). Essas áreas passaram a empregar um número bem menor e exigiam mais qualificação, levando a maior parte dos trabalhadores para o comércio e serviços.

Nos Estados Unidos, quase 80% dos trabalhadores atuam no setor terciário. No Brasil, esse índice já está próximo dos 70% e continua aumentando.

Profissões no setor terciário:

Vamos listar algumas profissões do setor terciário:

Operador de Telemarketing

A capacitação desse profissional está cada vez mais rígida e as qualificações do profissional são mais exigidas pelos recrutadores.

O operador de telemarketing pode trabalhar em muitos setores, tais como:

  • SAC (Serviço de atendimento ao cliente);
  • Sistemas de cobrança;
  • Pesquisas de satisfação; Vendas;
  • Conversão;
  • Atendimento ao público;
  • Atender clientes internacionais (esses profissionais bilíngues têm os maiores salários);

Segundo matéria publicada na Revista Exame, o setor de telemarketing se transformou no maior empregador da área de serviços.

Guia de Turismo

É o profissional que trabalha acompanhando grupos de pessoas durante excursões, passeios e viagens nacionais e/ou internacionais.

O guia de turismo orienta os visitantes sobre o local visitado, apresenta locais e pontos turísticos, auxilia na criação do roteiro a cumprir e passa as informações durante a atividade desenvolvida.

Para ser guia de turismo é essencial dominar os aspectos históricos, culturais e geográficos dos destinos, também é preciso ter carisma, uma boa comunicação interpessoal, bom senso para indicar atividades de acordo com o perfil do grupo, entre outros.

Garçom ou Garçonete

O garçom ou garçonete é o profissional responsável por atender os clientes, fornecendo informações sobre o cardápio, anotando pedidos e servindo mesas.

Confeiteiro

O confeiteiro é o responsável por fazer as sobremesas servidas no restaurante. É recomendado realizar algum curso Pâtisserie – nome francês para a culinária em padarias especializadas em bolos e doces – para exercer a profissão.

Farmacêutico

O profissional farmacêutico (graduado em farmácia) é imprescindível em toda farmácia. Ele poderá, com precisão, fazer a distribuição dos medicamentos, preparar fórmulas (sendo elas personalizadas ou tradicionais), e orientar o consumidor para que não aconteçam erros na ingestão da medicação prescrita pelo médico.

Caso você tenha interesse na área de farmácia, mas no momento não pretende (ou não possa) fazer um curso superior, recomendamos o curso de atendente de farmácia. Clique AQUI para conhecer uma opção de curso de atendente de farmácia.

Líder de Planejamento Financeiro fusões e aquisições

O profissional faz o planejamento financeiro da companhia/análise financeira para compra e venda de empresas.

O profissional tem que ser altamente técnico, com alta capacidade de análise e de exposição nacional e internacional.

Especialista em Aquisição de Talentos

O profissional atua com a atração de talentos, com um olhar estratégico para o negócio, por meio de programas de recrutamento interno, de trainee, entre outros.

O profissional deve ser proativo, com foco em resultados, forte visão de negócio e criativo, atualizado com as práticas da área de RH do mercado.

Corretor de Imóveis

O corretor de imóveis é quem intermedia as negociações de compra e venda ou locação de um imóvel comercial ou residencial. Esse profissional dá suporte, orienta o cliente e fornece todos os esclarecimentos necessários ao longo da negociação.

O profissional precisa ser maior de 18 anos, ter concluído ensino médio e ingressar em um curso profissionalizante para fazer seu registro no CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) para exercer a profissão.

Turismólogo

turismólogo é o profissional responsável por analisar e estudar o turismo em sua região para planejar, organizar e gerenciar produtos e atividades turísticas de todos os tipos.

Um destino turístico pode gerar emprego e renda para a comunidade local com base no turismo, mas para que isso aconteça de forma sustentável e bem organizada é imprescindível o trabalho do turismólogo.

O profissional elabora todo o planejamento e a estratégia necessários para gerar a infraestrutura adequada dessas atividades turísticas.

Esse é o setor terciário!! Nos encontramos no próximo artigo!
Até!!

Sobre o Autor

Elaine Santana
Elaine Santana

Uma pessoa tentando fazer desse mundo um lugar melhor para se viver! Empatia, respeito, lealdade e senso de justiça tem faltado em alguns seres humanos!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Entre em contato pelo WhatsApp!